2º FÓRUM DE MÚSICA DE VILHENA

14/10/2011 14:51

2º FÓRUM DE MÚSICA DE VILHENA

 

Aconteceu nos dias 1, 2 e 3 de julho de 2011 e promoveu uma mudança no modo de pensar da Orquestra Filarmônica de Vilhena.

 

Foi um evento grandioso, porém pouco apreciado pela maioria dos músicos de Rondônia, que certamente foram convidados, mas não sentiram necessidade de sair de suas cidades para aproveitar uma oportunidade tão grande de estudo e desenvolvimento.

Apenas músicos da cidade de Cabixi-RO vieram em peso, e puderam apreciar três dias de muito aprendizado. Músicos de Campos de Júlio-MT, Ji-Paraná-RO, Espigão D'Oeste-RO também estiveram presente.

 

Contando com nove professores, profissionais do Estado do Amazonas, os três dias foram também para que se trocassem conhecimentos e experiências. Pudemos perceber que nossa realidade carente, não é exclusividade, e que até mesmo em grandes centros, grupos musicais que buscam desenvolver a sociedade enfrentam diversos desafios e dificuldades.

 

O professor Alex Teixeira palestrou para nossa duas violas.

O professor Alison Moura da Gama palestrou para os trombones de vara.

O maestro Bruno Nascimento, palestrou para maestros de outras orquestras, ensinando a eles técnicas e ferramentas para melhor controlar seus grupos. Ela ainda regeu a Orquestra Filarmônica de Vilhena, num concerto realizado no dia dois.

O professor Emanuel Conde, palestrou para os clarinetes e saxofones.

O professor Rani Mello ficou com uma das classes de violino.

O professor Rubens Souza, cuidou da classe de trompetes e trompas.

O professor Shirlison Daniel cuidou da segunda classe de violinos.

A professora Tâmila Freitas se encarregou da classe de flautas.

O professor Timóteo Esteves cuidou da classe de violoncelos.

 

Contamos ainda com a participação de dois músicos locais, palestrando para alunos de outras cidades.

O professor Rafael Pontes cuidou de alunos de contra-baixo elétrico.

O professor Jean Michel cuidou de alunos de bateria.

 

Citamos apenas os nomes dos professores, pois não é possivel mensurar em palavras toda a ajuda que eles nos forneceram, cuidando de nossos músicos, e ensinando a eles valiosas lições, não apenas musicais, mas também disciplinares.

 

Já durante o fórum, pudemos sentir a diferença na Orquestra, em questão de afinação e sonoridade, e em apenas três meses já é possivel ver o desenvolvimento técnico dos alunos.

 

Devemos acrescentar ainda que não seria possivel a realização deste evento sem nossos pareciros:

HOTEL MIRAGE, RECANTO DA PRAÇA, C.E.M. VILLA-LOBOS, UNIR, SANTANA MATERIAIS P/ CONSTRUÇÃO, RESTAURANTE SABORES, PREFEITURA DE VILHENA, SEMEC, CENTRO MUSICAL SORAYA, VILHETUR.

Esses parceiros, contribuiram significativamente para a realização deste evento, que só trouxe evolução aos nossos músicos.

 

O evento foi, sem sombra de dúvidas, memorável. Agradecemos muito ao professor Rubens Souza, por aceitar a idéia e entrar em contato com os professores e a eles também por virem.

A todos os alunos, as pessoas que contribuiram com a organização do evento, e aos Maestros Ronis Salustiano e Wagner Gutilla, por arquitetarem essa idéia.

 

 

 

Artigo de: Rosane Pontes