A VIOLA CLÁSSICA

02/05/2011 12:32
 
 A VIOLA CLÁSSICA
 

A viola clássica (também chamada de viola de arco) é um instrumento do naipe das cordas, que se assemelha ao violino, inclusive na maneira de tocar. Entretanto, possui um som mais encorpado, menos estridente e mais grave. Sua altura é intermediária entre o violino e o violoncelo

 

. É um dos instrumentos que utilizam a clave de Dó (na terceira linha) e em regiões muito agudas utiliza a clave de sol.

 

 

 

 


A viola surgiu nos séculos XIV e XV. Na parte Erudita encontramos grandes nomes como Vivaldi, Mozart, Bach e Beethoven que incluíram a Viola em seus arranjos.

 

A execução mais comum é a fricção do arco nas cordas. Antes de tocar o instrumento, o violista passa sobre a crina do arco uma resina chamada breu, que tem o efeito de produzir o atrito entre os fios da crina e as cordas, gerando o som. O som produzido pelas cordas é transmitido ao corpo oco da viola, denominado caixa de ressonância, pela alma, um cilindro de madeira que fica dentro do corpo da viola, mais ou menos embaixo do lado direito do cavalete. A alma liga, mecânica e acusticamente, o tampo superior ao inferior da viola, fazendo com que o som vibre por todo o seu corpo.

 

As técnicas de arco mais conhecidas são:

 

ü     Pizzicato (beliscado): Os violistas nem sempre usam o arco quando tocam. O pizzicato consiste em tocar as cordas com os dedos, dando pequenos puxões ou beliscadas. Raramente o pizzicato se estende pela melodia inteira, e quando se lê na partitura a palavra arco os executantes interrompem o pizzicato e voltam a usar o arco.

ü     Vibrato (vibrado): Uma das importantes técnicas de instrumentos de cordas. Existem 3 tipos de vibrato: o de dedo, o de punho e o de braço. Consiste em fazer o som vibrar, formando uma flutuação mínima na afinação da nota, para cima e para baixo. O vibrato de dedo é para passagens mais rápidas. O de punho é o mais comum, e o de braço é para expressar com certa força, paixão e drama no trecho. É usado sobretudo em notas longas.

ü     Corda dupla: Significa tocar, ao mesmo tempo, em duas, três cordas ou até mesmo quatro cordas, e consequentemente duas, três ou quatro notas (sob a forma de acordes), de uma só vez. É possível tocar três ou quatro cordas simultaneamente, sob a forma de acordes, porém pode-se sustentar apenas duas adjacentes.

 

 

Existem outras técnicas como: Harmônicos ou Flautato, Glissando (Deslisando).

 

Atualmente, esse instrumento influi músicos de toda personalidade e estilos como Jazz, Country, forró, dance, etc. Freqüentemente confundida com a viola caipira, a viola clássica ficou famosa por fazer parte de umas das principais formações características na música clássica - o quarteto de cordas, formado por dois violinos, viola e violoncelo. Devido a forma de seu corpo, maior e mais bojudo, a viola clássica é perfeita para quem procura timbres mais graves.

 

 

 

Artigo escrito por: Vanessa Juliana

Violista da OFMV