Breve história de Beethoven

21/06/2010 11:59

 

Resumo da história de Beethoven

 

   Ludwing Van Beethoven nasceu em 17 de dezembro de 1770, na cidade de Bonn na Alemanha. Morreu no dia 26 de março de 1827, em Viena na Áustria.

         Compôs entre o Classicismo e o Romantismo e é considerado um dos pilares da música ocidental, por proporcionar o desenvolvimento da linguagem e do conteúdo musical em suas obras.

         Sempre revelou um talento excepcional para a música. Com oito anos de idade foi estudar cravo com Christian Gottlob Neefe, o melhor da época, que afirmou em uma carta que seu discípulo aos dez anos já dominava todo o repertório de Johann Sebastian Bach, e o apresentava como o segundo Mozart.

         Compôs suas primeiras peças aos onze anos de idade, iniciando sua carreira de compositor. Em 1787, vai para Viena estudar com Joseph Haydn. Permanecendo neste local ate o fim de sua vida. Continuou seu estudo com grandes compositores da época, como Antonio Salieri e Foerster.

         Se torna um pianista virtuoso, compondo seu Opus 1 com trios para Piano, Violino e Violoncelo. Porém, com 26 anos de idade, foi diagnosticada a congestão dos centros auditivos internos, o que foi deixando-o surdo com o passar dos anos. Ele ficou muito triste e depressivo, embora não tivesse chego a ficar totalmente surdo. Mas se abatia com o fato de não poder ouvir com clareza os sons da natureza que tanto apreciava, e suas composições.

         A partir da publicação das Opus 7 e 10, da Quarta Sonata Para Piano em Mi Maior, da Quinta em Dó Menor, Sexta em Fá Maior e Sétima em Ré Maior, sua genialidade tornou-se conhecida e suas obras passaram a ser mais apreciadas.

         Após alguns anos de composições pouco estimulantes, compõe a Sinfonia n°3 em Mi bemol Maior, Op. 55 – Eróica, que dá início ao período Romântico na Música Erudita.

         A partir de 1812, depois de muitos problemas pessoais, Beethoven entra em uma crise criativa, compondo poucas obras durante muitos anos. Mas após esse período volta com força total, demonstrando seu talento e genialidade com a Sinfonia n°9 em Ré Menor, Op. 124, que levou cerca de dois anos para ser concluída.

         A Nona Sinfonia é considerada a maior obra-prima de Beethoven, que ousou ao inserir um coral em um movimento, cantando a “Ode à Alegria”, escrita por ele mesmo.

         Deixou cerca de mais de 90 obras publicadas, para Orquestras, Quartetos, Piano, Trios. Sua obra é estudada por músicos do mundo todo, que ainda tentam compreender sua genialidade e maestria para compor.