CONHECENDO A FLAUTA TRANSVERSAL

29/06/2010 10:59

 

CONHECENDO A FLAUTA TRANSVERSAL

 

        

         Flauta Transversal é um instrumento do naipe das madeiras, não palhetado, onde o som é produzido pelo sopro em um orifício, no sentido do instrumento.

         Nos dias atuais ela é fabricada de metal, mas até o inicio do século XX a flauta era feita artesanalmente de madeira.

A flauta mais utilizada em orquestras e grupos de concerto, possui uma extensão de 3 oitavas, indo do DÓ4 ao DÓ7. Porém flautistas experientes podem chegar até o Dó8.

Algumas flautas modernas permitem também emitir o Si3. Há também outros tipos de flauta , como o Picollo (instrumento utilizado para a execução de notas agudas e super agudas), a Flauta Baixo (que possui recursos para a execução de notas graves), a Flauta de Pã, Flauta de Bico ou Flauta Doce, entre outras.

         Uma flauta é dividida em três partes principais:

·        Bocal ou cabeça: possui um orifício com as bordas em formato adequado para que o instrumentista apoie comodamente o lábio inferior (porta-lábio). Numa extremidade, há uma peça móvel formada de cortiça com um ressonador de metal, que movida ajusta-se à afinação da flauta. Na outra extremidade, encaixa-se o corpo. O tamanho e forma do orifício pode alterar radicalmente todo o funcionamento e execução;

·        Corpo: possui diversas perfurações e um sistema complexo de chaves. Atualmente usa-se o sistema de Boehm, e outros mecanismos adicionais como rolamentos para o dedo mínimo na chave fundamental de Dó e o Mi Mecânico que auxilia a emissão desta nota em oitavas agudas;

·        Pé: é uma extensão do corpo, possuindo três ou quatro chaves. Termina geralmente na chave de Dó, mas há flautas que se estendem até o Si2.

Um instrumentista que conhece bem a flauta, dominando sua embocadura e suas extensões, consegue executar diversas peças clássicas e populares. A flauta é um instrumento com muitas técnicas e recursos para embelezar o som, como:

·         Vibrato: introduzido pela escola francesa, é feito a partir do diafragma, semelhantemente ao vibrato vocal. Existe também a possibilidade de realizar o vibrato utilizando-se das chaves em forma de anel presentes em algumas flautas;

·         Glissando: consiste em "deslizar" entre as notas, seja por meio das chaves ou por alterações na embocadura;

·         Harmônicos: feito ao mudar a embocadura e a direção da coluna de ar, obtendo uma nota diferente da que seria a da digitação fundamental. O timbre é mais doce e etéreo do que o da nota "real";

·         Beatboxing: consiste em tocar uma melodia realizando o beatboxing ao mesmo tempo;

·         Multifonia: consiste em solfejar e tocar ao mesmo tempo, o resultado é um som cortante e agressivo;

·         Frullato: pronuncia-se a letra "R" (sem voz) enquanto toca, dando à nota uma intermitência;

·         Polifonia ou Nota dupla: através de pesquisas foram descobertos alguns intervalos de notas possíveis de se emitir na flauta usando digitação especial e de um sopro mais "difuso", de forma a permanecer entre dois sons harmônicos;

·         Trinados, trêmolos, mordentes, staccatos, legatos e outros: compõem uma lista vasta de ornamentos e expressões muito comuns na execução da Flauta.

Nos dias atuais existem diversas empresas que fabricam este instrumento, umas que se preocupam com sua formação básica, mas outros que procuram atingir um publico mais seleto e exigente, que busca melhor sonoridade e execução. Para estes, as empresas desenvolvem instrumentos com os melhores materiais, com mudanças significativas em chaves e desenhos.

Os cuidados com a flauta também são extremamente importantes para que se possa executá-lo bem. Limpá-lo antes de guardar, ter leveza nos dedos ao acionar as chaves e  tocar sempre com a postura correta.

A flauta é usada em diversos grupos clássicos como orquestras, quartetos de câmara e trios, possuindo diversas peças compostas para ela. Mas também é muito utilizada em grupos populares, como grupos de choro, sendo ela essencial na formação deste, pois a flauta possui o tom melodioso e alegre para a execução dessas músicas. Grupos de samba, e até em bandas de Rock, a flauta vem sendo implantada.

 

Artigo de: Rosane Pontes 

Flautista da OFMV